O Questões Agro é um app de estudos que transforma a resolução de questões em um processo interativo com IA. Desenvolvi para meus concursos, mas vi que pode ajudar muito mais gente.
Em 2023, prestei a prova de concurso público para Engenheiro Agrônomo na Emdagro, movido pelo desejo de voltar a trabalhar mais próximo da minha família em Sergipe. Naquela época, adotei uma estratégia que considero decisiva para o resultado que alcancei: foquei quase exclusivamente na resolução de questões. Cerca de um ano depois, fui convocado, embora tenha decidido não assumir o cargo.
Avançamos para 2025. De volta à rotina de provas (INSA, EMBRAPA, CONAB), mantive esse pilar central — as questões —, mas percebi que podia aproveitar o método para algo a mais. Foi então que decidi criar um aplicativo, unindo tecnologia e educação para transformar meu processo de aprendizagem. Assim nasceu o Questões Agro.
Como nasceu o Questões Agro
O Questões Agro foi desenvolvido em Flutter, integrado à API da OpenAI para ter os modelos de IA generativa rodando diretamente no app e interagindo comigo. A ideia era simples, mas poderosa:
- Cada questão resolvida era registrada dentro do app
- Minhas resoluções serviam como “base de conhecimento” para os modelos da OpenAI, que as acessava no backend, assegurando assim que os modelos da OpenAI fariam um entendimento correto sobre o assunto
- A IA, já com o contexto das minhas próprias respostas, conversava comigo diretamente no app sobre cada questão
Assim, eu aprendia ativamente ao escrever, e depois aprofundava o estudo relembrando as questões no app e dialogando com a IA. Não era apenas estudar: era como ter um tutor sempre disponível, treinado a partir de um raciocínio confiável.

O que aprendi criando meu próprio tutor de IA
O Questões Agro trouxe uma experiência única ao transformar a resolução de questões em um processo ativo e interativo, com apoio da IA. Mas não apenas isso, pois foi uma ótima oportunidade para aplicar:
- Aprendizagem ativa (aprender resolvendo e discutindo sobre as questões)
- Treinamento personalizado da IA para meu uso
- Empreendedorismo e tecnologia, aplicando desenvolvimento mobile ao meu próprio processo de estudo, compartilhando a resolução das questões no instagram (@QuestoesAgro) e criando um site dedicado
- Aprendizado em Agronomia com foco nos concursos
- E claro, a abertura de oportunidades de trabalho a partir da provas realizadas
Mas é importante destacar: o app não atuou sozinho na minha preparação para as provas. Durante os estudos, utilizei diferentes técnicas que considero fundamentais: o palácio da memória para organizar conteúdos de forma visual, a produção de textos e slides para fazer a recuperação ativa das informações, e até a simulação de aulas, explicando como se estivesse ensinando. Cada uma dessas estratégias contribuiu para consolidar o aprendizado para os concursos em camadas diferentes.
O app entrou nesse conjunto como um aliado estratégico, potencializando o estudo com tecnologia e permitindo uma interação única com minhas próprias resoluções. Foi justamente essa combinação — disciplina, métodos variados e inovação — que me levou a resultados concretos: 5ª colocação (para 3 vagas) no concurso da Embrapa e 10ª colocação (para 8 vagas) no concurso da Conab, com possibilidade real de convocação.
Os bastidores
Nem tudo foram flores 🌱. Resolver questões e manter o app atualizado dava trabalho. Registrar cada resposta exigia disciplina e tempo extra, e isso me fez refletir: tecnologia pode potencializar a aprendizagem, contudo o esforço humano é fundamental.
Por fim…
O Questões Agro foi mais do que um app. Foi uma prova de que é possível usar tecnologia de ponta para personalizar a educação de forma prática e acessível.
Quem sabe, no futuro, lanço o Questões Agro e então ele possa também ajudar outros concurseiros e profissionais da área agrícola a conquistarem seus objetivos?
👉 E você, usaria um app desses nos seus estudos?
