Três ferramentas para um inglês proativo

Turma, considero o Duolingo o melhor aplicativo para quem está começando a aprender inglês. Mas não só para começar. Com alguns ajustes, que vou listar aqui, e adicionando à sua caixa de ferramentas o Google Imagens e o Youglish certamente você irá aproveitar mais ainda seus estudos, melhorar suas habilidades de comunicação em inglês e também poderá aplicar a outros idiomas que você estiver praticando.

Ouça os áudios antes de ler a frase da lição – No Duolingo, antes de ler a frase da lição, ouça o áudio sem olhar para a possível tradução e tente compreender o que é falado. Quando ler a frase em inglês da lição evite ler também os significados em português que aparecem na tela. É bem possível que evitar a tradução seja difícil para você, contudo insista, tente substituir a tradução pela imagem que aquela frase ou palavra pode trazer à sua memória. Para ajudar com isto adote a dica a seguir:

Foque no significado usando imagens – Quer aprender novas palavras a expressões reduzindo sua tendência de traduzir? Então troque o Google tradutor pelo Google Imagens e o Youglish. Faça assim, ao invés de usar o Google Tradutor para obter o significado da palavra, use o Google Imagens. Você também pode usar o Youglish. O Youglish é uma ferramenta de busca de vídeos, nele você apresenta uma palavra ou frase e ele traz como resultado uma sequencia de vídeos com os trechos em que a palavra ou frase que você buscou é usada, inclusive com legendas no mesmo idioma em que você fez a busca.

Repita em voz alta o que você lê – Enquanto você aprende palavras e frases, repita para si mesmo ou para um parceiro o que você lê ou ouve. Praticar usando a sua voz (e se possível também sua linguagem corporal) irá: (I) fortalecer a musculatura facial, treinará a musculatura exigida para as pronuncias e também desenvolverá a memória muscular integrando o inglês ao uso do seu corpo; (II) além disso a sua capacidade de compreensão irá melhor por você ouvir a si mesmo usando as palavras (III) e a sua conversação ficará mais fluida, já que você tanto se acostuma a falar quanto se acostuma em ouvir.

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração.”

Nelson Mandela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *